Ads 468x60px

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Origem do Sobrenome


ORIGEM DO SOBRENOME

Após uma ampla pesquisa, tenho em mãos os resultados desta pesquisa sobre a origem do nosso sobrenome ,é um farto material com documentos e heráldicos portugueses dos quais estão a disposição de todos no blog:

OS PRIMEIROS REGISTROS
"Por linhagem paterna os Ornellas descendem do Conde D.Rodrigo Veloso nascido em 981 (séc.X), na Torre do Outeiro, situada na freguesia do Solar de Dornellas. Era filho do Conde D.Sancho Veloso e de D.Moninha Forjaz, e neto paterno do Rei de Leão, D.Rodrigo III e de sua mulher, a Infanta D.Ermesenda. Casou-se no ano 1011 (séc.XI) com a infanta francesa D.Alambert, sendo senhor do Castelo de Ornellas".


SOLAR da família ornellas em portugal

 


O Solar dos Ornelas, é um solar português, localizado na ilha açoriana da Terceira, concelho de Angra do Heroísmo, freguesia de São Pedro. Este solar tem sido ao longo dos séculos a residência da família Ornelas. Localiza-se junto à Rua do Meio de São Pedro, no limite da Centro Histórico de Angra do Heroísmo, quase às Portas de São Pedro.


O sobrenome Ornellas, Dornelas, D’ Ornella, Dornelles é de origem Portugal, derivando de uma característica geográfica ou que foi criada pelo homem, segundo a qual, o primeiro D’Ornellas teria vivido ou possuído a terra (Local).Neste caso, o sobrenome D’Ornellas é uma variante de Dornellas, ambos sendo derivados do nome de uma antiga sede da Família Dornellas, de Portugal, foram alguns da família para as ilhas portuguesas: Ilha da Madeira e Ilha de Cabo Verde.

Na idade média (476-1453), os heraldistas (heraldos) eram as pessoas que dirigiam os torneios e examinavam a qualidade dos cavaleiros que, por sua vez, usavam o brasão de armas no qual figuravam os símbolos de sua nobreza.
Portanto, o brasão era, para os antigos da Idade Média, a insígnia, a bandeira da família e, como tal, honrado e transmitido de pai para filho.
As famílias Dornelles, Dorneles, Dornellas, Dornelas, Ornellas e Ornelas, tem a mesma heráldica (brasão).

Daí vieram três irmãos para o Brasil,desembarcando no Rio de Janeiro, ficando um no centro do Brasil, um foi para o Norte e outro veio para o sul do Brasil, talvez no de l800, dando origem aos Dornelles que se instalaram no Rio Grande do Sul e se dedicaram a criação de gado, ocupando grandes áreas de campo (suas fazendas) se estendiam de Uruguaiana, Santa Maria, Livramento, Alegrete e Santiago. Um deles Jerônimo Ornellas, foi um dos fundadores de Porto Alegre. Existe uma rua em Porto Alegre que leva o seu nome. Portanto hoje em dia todas as pessoas que tiverem sobre nome Ornellas, D’ Ornella, Dornellas, Dorneles e Dornelles são todos da mesma origem e parentes, por ser uma família só que tem no Brasil e no Rio Grande do Sul.



 



Significado do Brasão: Em brasões são utilizados apenas dois metais: o ouro e a prata. E cinco cores diferentes: vermelho, azul, vede, púrpura e preto.
SÍMBOLO DO BRASÃO DORNELAS
O VERMELHO é conhecido pela nobreza em geral. E associado com o valor e a intepidez e obrigava seus portadores a socorrer os injustiçados e oprimidos.
O AZUL significa nobreza, majestade, serenidade e seus portadores estavam obrigados a fomentar a agricultura e a socorrer os servidores despidos injustamente ou que se encontrassem sem remuneração.
O LEÃO ADORSADO é uma das figuras mais empregadas em brasões, significa força, grandeza, coragem, nobreza de condição, domínio e proteção, condições que deve ter um superior sobre aqueles que domina.
FLOR-DE-LIS É símbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma, candura e felicidade.
SEREIA Outro ser fantástico, que tem a parte superior de mulher e o restante de um peixe. Conforme a lenda, ela costumava cantar para seduzir os pescadores e levá-los para o fundo do mar. É representada com um espelho na mão direita e um pente na esquerda.

183 comentários:

  1. Tem muito Dornelas em Minas também,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite procuro um senhor por nome de Dorival Rigger Dornelles ele tem uma irmã chamada de Marinalva estas são as informação que me derem.

      Excluir
    2. Sim, eu sou um deles, apesar de
      ter nascido em Belo Horizonte onde reside todos os parentes com sobrenome Dornelas, vivo em
      São Paulo, conheço algumas histórias dos motivos dos primeiros Dornelas, suas variações e o motivo de virem para o BRASIL a mando da corte do portuguesa.

      Excluir
    3. Eu sou Dornelles do Rio grande do Sul, são Borja
      Meu pai nasceu em Santiago
      Bem como conta na história

      Excluir
    4. Eu sou filha de Amaro Dornelles Jorge, nascido em São Vicente do Sul em 7/set/1918. Me chamo Luciana Leal Jorge. Meu pai faleceu em 1999. Seus pais se Chamavam Anna Dornelles e Belizario Jorge.

      Excluir
    5. Eu sou dorneles, ( com 1 L ) meu pai dorneles veio de encruzilhada do sul
      Paulo Roberto Abreu dorneles

      Excluir
    6. Sou Dornellas e moro em Araçatuba São Paulo, meu avô Oliveiro Dornellas veio menino de Portugal.

      Excluir
    7. Eu sou Dornelas, do interior de Minas Gerais, divisa com o Espírito Santo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em breve estarei conhecendo o local da origem da família..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Goiânia estou em busca das origem dos Dorneles

      Excluir
    2. Sou de Goiânia estou em busca das origem dos Dorneles

      Excluir
    3. Tambem estou sou do rio grande do sul, porto alegre neto de Ricardo Dorneles de São Luiz Gonzaga no interior só estado do RS qualquer coisa manda um email bahtcheope@gmail.com

      Excluir
    4. Eu também sou de Porto Alegre RS e sempre quis saber a origem

      Excluir
    5. Minha esposa e Dorneles Vargas e seu avô era Roberto Vargas Dorneles .e morava no rio grande deixou toda a família lá e fez outra família aqui no Paraná .face dela Silmara Dorneles Medeiros

      Excluir
    6. Em busca da pesquisa sobre origem do meu sobre nome achei vários, carego o sobre nome dorneles , sou natural de Rondônia, meus pais natural se Minas Gerais

      Excluir
    7. Sou Vargas Dornelles de Itaqui-RS

      Excluir
  4. Sou do Ceará, e gostei muito de saber sobre a origem do meu nome. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk eu tbm queria saber a origem do meu nome DORNELLES

      Excluir
  5. L.C.Ornellas - sou da região de Mringá(norte do Paraná). Meu bisavô chegou no BRASIL no final do século XIX por volta de 1880 vindo da Ilha da Madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sou de maringá e meu sobrenome dorne meu avó veio de minas gerais para maringá

      Excluir
    2. ESTOU EM BUSCA DE MINHAS ORIGENS MINHA FAMILIA VEIO DE ALEGRETE PARA PORTO ALEGRE.

      Excluir
    3. ESTOU EM BUSCA DE MINHAS ORIGENS MINHA FAMILIA VEIO DE ALEGRETE PARA PORTO ALEGRE.

      Excluir
    4. ESTOU EM BUSCA DE MINHAS ORIGENS MINHA FAMILIA VEIO DE ALEGRETE PARA PORTO ALEGRE.

      Excluir
    5. Acho que somos parentes L.C

      Excluir
    6. meu nome e raissa dorneles tambem fim de jaguarao rio grande do sul

      Excluir
    7. meu nome e raissa dorneles tambem fim de jaguarao rio grande do sul

      Excluir
    8. Também o meu Francisco de Ornellas. Será que somos parentes?

      Excluir
    9. Meus pais vieram de alegrete para porto alegre

      Excluir
  6. Lindo trabalho de pesquisa Márcio Marques Dorneles.Muito Grata!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela pesquisa, sou um Dorneles nascido em Goiânia, porém com ramificação materna em Estrela do Sul, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola em estrela do sul tem muito Dorneles, estou em busca de cidadania dos Dorneles.

      Excluir
    2. Ola em estrela do sul tem muito Dorneles, estou em busca de cidadania dos Dorneles.

      Excluir
  8. Márcio tudo bem, terminado de ler o livro "1822" do jornalista, Laurentino Gomes, surgiu uma dúvida de uma possível ligação entre a genealogia dos Dorneles e da família Melo. Bom, na página 265 da referida obra,capítulo que fala sobre a Marquesa de Santos(Domitilia de Castro Canto e Melo),cita as origens de seu pai(João de Castro Canto e Melo). Nas fontes pesquisadas pelo jornalista Laurentino Gomes afirmam que, João de Castro Canto e Melo, seria a ilha açoriana da Terceira. Como a minha família por parte de minha avó tem o sobrenome Melo fiquei curioso, pois como cito Dorneles e Melo tem suas origens na Ilha Terceira. Você descobriu esta ligação na tua pesquisa ? Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. Sou Dornelles natural de Ijuí/RS, mas moro em Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Dornelles de pananbi Rs bem perto de ijui

      Excluir
    2. Cara eu sou Dornelles de boa vista das missões RS brm perto de pananbi, tenho muitos parentes Dornelles ai que eu nao conheço, mas meu pai conhece todos, família prestes Dornelles

      Excluir
    3. Sou Dornelles de Ijuí.

      Excluir
  10. meu sobrenome é Thiago Dornelis De Moura sou de MG gostaria de saber se faço parte dessa mesma ascendência ?

    ResponderExcluir
  11. ja tentaram dar entrada no passaporte, ou seja dupla nacionalidade

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Por parte de mãe sou Dornello, uma variação de "de Ornelas", que virou Dornelles e depois Dornello. Moto no MT, mas sou do Paraná.

      Excluir
  13. E QUE A UNIÃO E A INTEGRIDADE SEMPRE PREVALEÇA NESTA GRANDE FRATERNIDADE. ABRAÇO A TODOS.......

    ResponderExcluir
  14. Minha família deriva dos Dorneles de Alegrete, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  15. Sou do Paraná e estou pesquisando sobre a origem da minha familia, o meu avô veio do Uruguai e chamava-se Romão Oliveira Dornelles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Também sou do PR, e meu avô é Romão Dornelles que veio do Uruguai

      Excluir
    3. Também sou do PR, e meu avô é Romão Dornelles que veio do Uruguai

      Excluir
  16. Olá ! Meu nome é Efraim, moro em Minas Gerais, a família do meu pai é dos Ornelas, fiz algumas pesquisas da familia dos; Dornelles, Dorneles, Dornellas, Dornelas, Ornellas e Ornelas, fiz pesquisa em outras fontes e percebi que realmente todas elas faz sentido, são muito parecidas. Eu gostei que essa família não tem muita mistura de sobrenomes, isso torna mais confiável e mais pura a sua raiz. Agradeço pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  17. Olá ! Meu nome é Efraim, moro em Minas Gerais, a família do meu pai é dos Ornelas, fiz algumas pesquisas da familia dos; Dornelles, Dorneles, Dornellas, Dornelas, Ornellas e Ornelas, fiz pesquisa em outras fontes e percebi que realmente todas elas faz sentido, são muito parecidas. Eu gostei que essa família não tem muita mistura de sobrenomes, isso torna mais confiável e mais pura a sua raiz. Agradeço pela pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nos você também é parente direto de Getúlio Dornelles Vargas!! Família muito inteligente é voltada para liderança!!

      Excluir
  18. Caramba n sabia que meu sobrenome tinha um significado tão FD

    Michael Dorneles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro família da minha avó ela era do Rio Grande do Sul. Se chamava lidia dorneles

      Excluir
  19. Minha mãe é natural de São Gabriel (RS)e é Dornelles seu sobrenome, e estou muito grato pela pesquisa do Márcio. Obrigado por ajudar a descobrir minhas origens...Lirano Dornelles Pinto.

    ResponderExcluir
  20. Sou Daniel Dornellas, Rio de Janeiro, aqui é raro e minha avó mineira.
    Inclusive Presidente Getulio Dornelles Vargas.

    ResponderExcluir
  21. CARO DORNELLAS, INFORMO-O QUE O SOLAR A QUE SE REFERE, NUNCA FOI DA FAMÍLIA ORNELAS NEM NUNCA SERÁ, VISTO ESTAR NA FAMÍLIA SIEUVE DE MENEZES PELO MENOS DESDE O SÉCULO XVIII, AGRADECIA QUE ESCLARECESSE TER ERRADO NAS SUAS AFIRMAÇÕES A FIM DE REPOR A VERDADE E RETIRASSE A FACHADA DA MINHA CASA DOS SEUS BLOGS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nos você também é parente direto de Getúlio Dornelles Vargas!! Família muito inteligente é voltada para liderança!!

      Excluir
    2. Os Melos eram meros caseiro fique na sua! Retirasse você deste blog

      Excluir
  22. os Sieuve de Menezes não passam de caseiros que ficaram para cuidar da propriedade

    ResponderExcluir
  23. Sou Dorneles de Dourados, Mato Grosso do Sul !!! Parabéns Márcio pela sua pesquisa e que nossa família continue sempre sendo um exemplo de união em todas as partes do país!

    ResponderExcluir
  24. Sou Dorneles de Dourados, Mato Grosso do Sul !!! Parabéns Márcio pela sua pesquisa e que nossa família continue sempre sendo um exemplo de união em todas as partes do país!

    ResponderExcluir
  25. Sou Bisneto de João d' Ornellas um dos três irmãos que vieram da ilha da madeira e desembarcaram no Rio meu avô Bento de Ornellas se encaminhou para o interior de São Paulo onde com muito trabalho criou seus 11 filhos um deles meu pai Paulo Ornellas tenho muito orgulho de pertencer a essa linhagem sou Paulo Victor Ornellas.
    ps: tenho um tio que há mais de 40 anos que não é visto seu nome é Dorival Ornellas se alguém tiver alguma informação somos familia pessoal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ornellas tbm,e n sei se essas pessoas são meus antepassados

      Excluir
    2. Tenho ornellas tbm,e n sei se essas pessoas são meus antepassados

      Excluir
    3. Tenho ornellas tbm,e n sei se essas pessoas são meus antepassados

      Excluir
    4. Prezado bisneto de João de Ornellas e Souza:
      Este antepassado nasceu na ilha Terceira dos Açores em 20/06/1709 e morreu em Taquari, RS, em 12/12/1773. Não é possível, portanto, que seja seu bisavô.

      Excluir
  26. Muito interessante, sou um Dorneles de sapucaia do sul/rio grande do sul .

    ResponderExcluir
  27. Sempre tive dúvida s/ a origem do sobrenome Ornellas agora tenho certeza graças a s/ blog. Sou Ornellas de Belo Horizonte gostaria de comunicar p/ e.mail c/ Marcio Marques Dornelles

    ResponderExcluir
  28. Sempre tive dúvida s/ a origem do sobrenome Ornellas agora tenho certeza graças a s/ blog. Sou Ornellas de Belo Horizonte gostaria de comunicar p/ e.mail c/ Marcio Marques Dornelles

    ResponderExcluir
  29. Sou Gleiciano Gonçalves Dorneles e sou de Governador Valadares Minas Gerais

    ResponderExcluir
  30. Bom dia faço parte dessa família que é grande e tem muitos por esse Brasil sou um Dornelles

    ResponderExcluir
  31. sou DORVAL DORNELES DOURADOS MS. NETO URBANO DORNELES QUE VEIO SAO BORJA PARA PONTA PORA MS.

    ResponderExcluir
  32. sou DORVAL DORNELES DOURADOS MS. NETO URBANO DORNELES QUE VEIO SAO BORJA PARA PONTA PORA MS.

    ResponderExcluir
  33. Meu bisavô tbm veio da ilha da madeira com mais dois irmaos,nome era Antonio marcial dornelas. meu vô nasceu em tabatinga sao paulo, segundo pesquisa que vi, eles vieram e se instalaram em Minas gerais, rio grande de sul, mas acho que tbm residiram no parana e em sao paulo, motivo do qual meu avô nasceu em tabatinga - SP. Tbm ouvi dizer que a familia dornelas tem muitas terras que esta em posse do governo portugues.

    ResponderExcluir
  34. sou Cristina dornelles de santa maria, rio grande do sul

    ResponderExcluir
  35. Ornelas da ilha da Madeira (Aqui há muitos).
    Quem terá sido o primeiro Ornelas na ilha da Madeira?
    Achei este artigo muito bom, ainda não tinha encontrado nada tão pormenorizado.

    ResponderExcluir
  36. Pessoal , entre no Face tem la Encontro familia Ornellas vai ser em Itaocara dia 30 de Abril 2017

    ResponderExcluir
  37. Tem um encontro da família Dorneles dia 8 de janeiro de 2017 em Santo Augusto/RS no galpão crioulo do Horácio Dorneles. Podem pesquisar no facebook A Grande Família Dorneles((lles)Ornelas e Ornellas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou a procura de minha origem sou Geovanna Portela Dornelles

      Excluir
  38. Também estou a procura de minhas origens sou Márcia Andréia Dorneles moro no Pará

    94991646082)

    ResponderExcluir
  39. Pesquisa muito vaga. Aqui no Pará, na região do Rio Moju, Antonio Dornelles de Sousa foi sesmeiro e o qual doou uma de suas sesmaria no ano de 1754, para criação da paróquia do Divino Espírito Santo, onde hoje é o município de Moju. Foi proprietário do Engenho Guajará. Portanto o registro dos Dornelles no Brasil é bem anterior ao ano de 1800. Veja mais sobre Antonio Donelles de Sousa no site www.memoriamojuense.com.br

    ResponderExcluir
  40. A família de meu pai é de Venâncio Aires/Rio Grande do Sul. Muito interessante sua pesquisa. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  41. Gostei de saber da origem do meu sobrenome, "Dornelles"

    ResponderExcluir
  42. Interessante!! :)) eu sou PÂMELA DORNELLES, minha família por parte de pai, é toda do Rio Grande do Sul. Muito legal isso.

    ResponderExcluir
  43. Murilo Dornelas. Natural de Embu das Artes. Filho de Mineiro.Nilton Dornelas.Em Matena-MG. Sendo Seu Pai, Meu Avô, Murilo Dornello Neto filho de Pedro Dornelas e Irmão de Zé Murilo Dornelas.
    Grato. Por Ser Desta Grande Família. E Por Suas Pesquisas...

    ResponderExcluir
  44. Sou neto pela parte materna de Aricê Rodrigues Dornelles (nascida em 30/10/1924 no Rio de Janeiro), filha do meu bisavô Sargento Olavo Rodrigues Dornelles Júnior, nascido no Rio de Janeiro em 1900 e casado com Nathalina de Frias Brandão, na freguesia de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1923. Ele era filho do meu trisavô Capitão Olavo Rodrigues Dornelles, natural da freguesia de N. S. Do Rosário em Porto Alegre, nascido em 14 de fevereiro de 1873 e casado com Joaquina Requeira da Motta, em Rio Grande-RS em 08 de setembro de 1894, ele era filho do meu tetravô Antonio Rodrigues Dornelles, nascido em 15 de outubro de 1840 em Porto Alegre-RS, e casado com Maria Joaquina Gonçalves Dornelles por volta de 1867, ele era filho do meu pentavô Coronel Antonio Joaquim Dornelles, nascido antes de 1815 não sei onde, casado com Serafina Rodrigues Saraiva. Daí pra trás eu estou procurando mais informações, quem souber favor entrar em contato comigo.
    E-mail: eduardopapac2@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Só uma correção, o nome da minha trisavó era Joaquina SEQUEIRA da Motta. Digitei errado sem querer.

    ResponderExcluir
  46. Tem algum livro sobre a família Dornelles do RS para indicar?

    ResponderExcluir
  47. Só uma correção, o nome da minha trisavó era Joaquina SEQUEIRA da Motta. Digitei errado sem querer.

    ResponderExcluir
  48. Sou neto pela parte materna de Aricê Rodrigues Dornelles (nascida em 30/10/1924 no Rio de Janeiro), filha do meu bisavô Sargento Olavo Rodrigues Dornelles Júnior, nascido no Rio de Janeiro em 1900 e casado com Nathalina de Frias Brandão, na freguesia de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1923. Ele era filho do meu trisavô Capitão Olavo Rodrigues Dornelles, natural da freguesia de N. S. Do Rosário em Porto Alegre, nascido em 14 de fevereiro de 1873 e casado com Joaquina Requeira da Motta, em Rio Grande-RS em 08 de setembro de 1894, ele era filho do meu tetravô Antonio Rodrigues Dornelles, nascido em 15 de outubro de 1840 em Porto Alegre-RS, e casado com Maria Joaquina Gonçalves Dornelles por volta de 1867, ele era filho do meu pentavô Coronel Antonio Joaquim Dornelles, nascido antes de 1815 não sei onde, casado com Serafina Rodrigues Saraiva. Daí pra trás eu estou procurando mais informações, quem souber favor entrar em contato comigo.
    E-mail: eduardopapac2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô paterno se chamava Florentino Rodrigues Dorneles da cidade de Camaquã Rs...
      Achei muita coincidência!!

      Excluir
  49. Sou Michel Dornelles de Rio Pardo, meu avô João Pedro Dornelles, de Santa Maria. Muito obrigado pelo belo trabalho de pesquisa, nossa família e realmente Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô era Luis Dornelles, tbm de Rio Pardo/Santa Maria/Ramiz Galvão/Santa Cruz, devemos ser parentes.

      Excluir
  50. Olá boa noite família Dornelles! meu nome é Inácio Dornelles, buscando a minha arvore genealógica encontrei este blog, gostei da pesquisa. não pensei que éramos tanto assim!!! moro em Pinheirinho do Vale Rio Grande do Sul, divisa com Itapiranga SC. meus avós paternos vieram de Estancia Velha RS. Que bom que estamos espalhados pelo Brasil todo, abraço atodos quem sabe um dia nos reunimos. kkkk

    ResponderExcluir
  51. Olá sou Dorneles de Pelotas/RS E minha bisavó era de Canguçu/RS e seu nome era escrito com dois l (Dornelles) daí passou pra meu avô com um l somente. Estou entrando no cartório da minha cidade pra mudar meu sobrenome pra Dornelles agora com dois l... Vamos fazer uma festa juntos?

    ResponderExcluir
  52. dayzer dornelas
    sou natural de volta redonda rio de janeiro, neto de lindolpho dornellas e conceição dornellas nascidos em lafaiete mg,filho de hamilton dornellas e maria thereza nascidos em visconde do rio branco e viçosa mg, eu sou residente de são mateus espirito santo.gostei muito das informações, a familia é muito grande mesmo e hoje se espalhou por todo Brasil ..abraços a todos .

    ResponderExcluir
  53. Também venho de uma família dornelas, sou de Estrela do Sul MG.

    ResponderExcluir
  54. Bem bacana. Legal conhecer a origem desse sobrenome.

    ResponderExcluir
  55. Como todos tb sou mais um Dornelles. satisfeito em ver pessoas de mesma ascendência ...todos de bem ...cumprimento a todos ...

    ResponderExcluir
  56. EDILSON DORNELES
    SOU DE AXIXÁ DO MARANHÃO, POR AQUI TEM BASTANTE DORNELES O MEU DORNELES VEM DO MEU AVÓ ELE ERA CEARENSE.

    ResponderExcluir
  57. bem eu sou Ornelas e desde pequena que ouço meu avô dizer que todas as variantes do nome, descendem de uma unica familia, ele costuma dizer que todos somos uma grande familia. Sou de Arinos Minas Gerais

    ResponderExcluir
  58. Muito dez adorei saber a origem do meu sobrenome.Meu avó era de tenente Portela Rio Grande do sul.O nome dele Era Felicio Rocha Dornelles.Minha bisavo era Idalina Dornelles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito bom sou neto de feicio rocha Dornelles e Idalina Dornelles ,sou filho de Alcindo rocha Dornelles

      Excluir
    2. Eles eram de tenente portela Rio grande do sul.

      Excluir
  59. Sou José Ricardo dos Santos Dornelles filho de Renato dias Dornelles que filho de Marcílio Dias Dornelles .
    Sou Canoas do RS gostaria de conhecer outros que se assemelham !

    ResponderExcluir
  60. Sou Dornelli de Curitiba, não sei se tem alguma relação com o Dornelles ??

    gostaria de obter essa informação.

    ResponderExcluir
  61. Sou de São Miguel do Araguaia- GO, a minha família aqui e bem pequena, amei saber mais sobre a família Dorneles.

    ResponderExcluir
  62. Sou Natural do Rio de Janeiro, Porém a familia da minha avó é de Bagé RS , Sou Dornelles...

    ResponderExcluir
  63. Olá sou Elaine filha de Jovelino Monteiro Dornelles q morava em medianeira pr foi morto quando eu ainda era criança na meus irmãos por parte de pai foram levados embora para Rio Grande do Sul e nunca tive nenhuma notícia gostaria muito de saber deles😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , sou nora de uma irmã sua !entra em contato com a gente
      Sonalytavares21@gmail.com.

      Excluir
  64. Soube q meus irmãos chamavam Neusa,Cleusa, rosandreia,Rosana,Rosimere,Paulo,gordo não sei com certeza se é isso mesmo foi o q ouvi eu sou Elaine pai era Jovelina Monteiro Dornelles😘

    ResponderExcluir
  65. Soube que meus irmãos por parte de pai chamavam Neusa Cleusa rosandreia Rosana Rosimere Paulo gordo eu Elaine pai Jovelino não tenho certeza se é isso mesmo foi o q ouvi😘 gostaria de saber deles 😘😘

    ResponderExcluir
  66. Sou Maria Do Carmo Macedo Dantas,s da Bahia,estou tentando fazer minha árvore genealogica e encontrei a minha quinta avó que é Paula Dornelles De Vasconcellos,ela é da Ilha Da Madeira,casada com oAntonio Gomes Bittencuort,que também é da Ilha Da Madeira,eles moraram em Acarau,Ceará,gostaria de saber se voce sabe alguma coisa sobre ela.meu contato.carmitadantas@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Boa noite! Tbem sou Dorneles, meus pais eram primos em patrocínio mg neto do Silvano Dorneles, recentemente ouvi falar q meus Avós eram do Sul, achei interessante a pesquisa!

    ResponderExcluir
  68. Muito bom saber a origem do meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  69. Sou de minas gerais, me chamo Pedro Felipe, e gostaria de saber se tem algum lugar que tenha a árvore genealógica e tudo mais. Obrigado

    ResponderExcluir
  70. Sou de minas gerais, me chamo Pedro Felipe, e gostaria de saber se tem algum lugar que tenha a árvore genealógica e tudo mais. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O melhor lugar para pesquisa e junto a Igreja Norman. Não sou mormann.
      Eles tem os melhores arquivos para pesquisa.

      Excluir
  71. também sou dornelas,meu pai era da família, hoje residente,em minas gerais, estrela do sul,ele na fazenda.
    meu pai era filho de Pedro dornelas da Silva,eu moro em Fortaleza ce.seu trabalho,e fantástico, amigo me possibilitou entender,um pouco da minha horigem.parabens.

    ResponderExcluir
  72. Sou Dorneles do Rio Grande do Sul.
    Origem da cidade de Caçapava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!.Fui gerado em Caçapava do Sul também..mas nasci em porto Alegre..vivi boa parte da minha infância em Caçapava..hoje em dia moro em São Leopoldo..meu bisavô era Venâncio Lopes Dornelles Maria Josefa Henriques Dornelles.

      Excluir
  73. Bacana saber a origem de meu nome Rodrigo Dornelles bora fazer um grupo no wats deixem o contato

    ResponderExcluir
  74. Também sou uma Dornelas com mt orgulho, de Pernambuco. Aqui tbm tem muitos Dornelas. Família de gente bonita, muito inteligente e veia artística.

    ResponderExcluir
  75. Sou iasmmyn Ornelas sou goiana,maravilhosa a pesquisa.
    Podíamos fazer um grupo no whatsaap pra atualizações e troca de informações.

    ResponderExcluir
  76. Meu nome é Bianca Belmiro DornellesDornelles sou de Santa Maria-RS, sou neta de Ademar Dornelles, ja falecido, que tem origem de Erechim-RS, sempre quis saber a origem do meu sobrenome,e gostei muito de saber toda a história! Abraço para todos dessa grande família!

    ResponderExcluir
  77. provavelmente somos parentes minha avó nasceu e tem terras em santa maria,o nome dela é Ubigalema Maria Dornelles que atualmente tem 84 anos.

    ResponderExcluir
  78. Sou Dornelles filho de Alcindo rocha Dornelles ,e neto de Felício rocha Dornelles e Idalina Dornelles meu avô era nascido são Borja ,mais morou muito têm em tenente portela RS.meu nome Jair Dornelles (tato).

    ResponderExcluir
  79. Sou Sidnei Dornelles de passo fundo/RS, minha família se originou em Santiago/RS. Email: sidneidornelles@yahoo.com.br abração

    ResponderExcluir
  80. Sou neto de Moacyr Dornelles (nascido em São Borja/RS), filho de Lolla e Franklin Dornelles.

    ResponderExcluir
  81. Sou neto de Luis Dornelles, nascido em São Borja.

    ResponderExcluir
  82. Beth Dorneles
    Sou bisneta de Madalena Dorneles,nascida em Ponta Porã MS

    ResponderExcluir
  83. Michelly Dorneles neta de Dinorá Dorneles bisneta de Sebastião Dorneles, ele nasceu numa fazenda em São Benedito, próximo a Patrocínio MG

    ResponderExcluir
  84. Sou Michel Dornelles, natural de Rio Pardo RS. Meu avô era João Pedro Dornelles, natural de Santa Maria RS. Agora resido em Sapucaia do Sul RS. Parabéns pela bela pesquisa!

    ResponderExcluir
  85. Meu avô se chamava Amaro Dornelles Marques de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  86. Minha bis avó: Pedra Dorneles dos Santos. Morava região do Paraná. Alguém já conseguiu tirar cidadania usando sobrenome Dorneles

    ResponderExcluir
  87. Meu nome é Marco. Antonio Dutra Dorneles gostaria de saber todos os Dorneles tem decência portuguesa então ???????

    ResponderExcluir
  88. Bo anoite, gostaria de saber se alguém conhece ou sabe o paradeiro de Rui Dorneles casado com Ertha, e que teve um filho com nome Juarez. Eles moraram em um desvio chamado Luiz Englest distrito de Sertão, da cidade de Passo Fundo - RS.

    ResponderExcluir
  89. Sou Maísa Dornelles filha de Marcelo Carvalho Dornelles moro no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  90. Sou Maísa Dornelles filha de Marcelo de Carvalho Dornelles e neta de Almir Pinto Dornelles

    ResponderExcluir
  91. sou GUSTAVO DORNELLES MENDES natural de santana do livramento gostei da sua pesquisa aqui na fronteira com o URUGUAI tenho vários parentes DORNELLES

    ResponderExcluir
  92. Sou Dorneles e atualmente moro em União da Vitória Paraná sou filha de silvina e neta de julio Dorneles .

    ResponderExcluir
  93. Sou de Itaqui RS mas morro em Santa Maria Rio Grande do Sul, Jesse James Dornelles

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Sou Cátia Dorneles Ferreira meu Pai e José Gabriel Dorneles de Camaquã RS e bom saber de nossa origem.Hoje moro em Cachoeirinha RS 😉

    ResponderExcluir
  96. Sou primo de terceiro grau de Getúlio Dornelles Vargas pois, segundo minha mãe, meu avô Marçal Dornelles ERA PRIMO DE PRIMEIRO GRAU do citado presidente eram primos que brincaram juntos na infância no quintal lá de São Borja RS.Meu nome é Sidnei Dornelles da Silva e sei que aqui no Rio de Janeiro têm DORNELLES pra caramba por causa do senhor Marçal Dornelles que veio do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neta de Victor Domingues Dornelles. Maria Helena

      Excluir
    2. Alguém sabe dos parentes de minha mãe Hercyna Brum Dornelles.
      MHelena

      Excluir
  97. Minha mãe se chamava Leda Dornelles da Silva e deixou muitos descendentes que só aumentam, povo forte!

    ResponderExcluir
  98. Que maravilha saber um pouco da nossa história
    Também sou dornelles e resido no rio grande do sul

    ResponderExcluir
  99. Oi eu também sou da família Dornelles
    Eu nasci em Brasília-DF
    Vitor Chaves Dornelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome e dorneles também faço parte da família Dornelles só uma curiosidade ?

      Excluir
  100. O MEU PAI E TADEU ORNELES TEM ALUMA COISA AVE DESCEDENCIA DE PORTUGAL ELE É DE MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  101. Respostas
    1. Oi,me chamo Fabíola Ornelas, minha família paterna nasceu em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia....moramos em Salvador desde q completei 4 anos....

      Excluir
  102. Olá. Excelente informação. Saber nossas origens! Parabéns pela pesquisa. 👏👏👏🥂

    ResponderExcluir
  103. Olá! Sou Vanderlei Dornelles, do Paraná, neto de Alaurelino Dornelles

    ResponderExcluir
  104. Já havia pesquisado sobre.
    Mas essa , está bem mais detalhada .
    Parabéns.
    Sou Dornelles . Avós de Santa Maria (RS) Bem como no texto .
    Abs a toda "família" 🙏

    ResponderExcluir
  105. Sou mineira, também sou Dornelas legítima tanto do lado dos meus avós paternos quanto os maternos eram Dornelas, da região de patrocínio ,essa família é grande

    ResponderExcluir
  106. Buenas então são todos parentes sou dos Vargas Dornelles de Itaqui lá da fronteira do Rio grande do Sul com a Argentina

    ResponderExcluir
  107. Sou Homero Dornelles, do Alegrete-RS, sou genealogista e escrevi um Livro sobre a família! Pesquiso desde 1995 e deixo minha contribuição aqui dizendo que nossa origem próxima é da Ilha dos Açores, da Ilha Terceira da Vila da Praia! Quase cem por cento dos Dornelles, Dorneles do Rio Grande do Sul descendem deste único casal chegado com outros seis mil em 1752!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nosso casal ancestral, vindo dos Açores se chama João de Ornellas e Souza e sua esposa Catharina Ignacia de Souza !

      Excluir
    2. Sim, também cheguei a esse casal. Descendo de uma filha deles, Maria do Rosário de Ornellas e Souza, e da filha dela, Vitória Joaquina da Conceição de Ornellas Fagundes, mãe do meu pentavô, Serafim Francisco Dornelles de Souza.

      Excluir
  108. Também sou Dorneles, aqui do Rio Grande do Sul, meu pai veio de São Gabriel para cá. Muito bom saber mais sobre nossa história e descendência

    ResponderExcluir
  109. Olá também estou em busca da origem da familia Dorneles. Me chamo Suelle Aparecida Dorneles sou neta de Reinaldo Dorneles. Minha família mora no interior do Paraná e eu atualmente morro em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  110. Ola sou Edson Rodrigo Dornelas também estou pesquisando sobre os Dornelas, meu avô era do Paraná Apucarana

    ResponderExcluir
  111. Eduardo Dornelles moro no Castelo de sonhos PA Estado do Pará mas nascido em nova Londrina Pr. Neto de Alaurelino Ferreira Dornelles

    ResponderExcluir
  112. Sou Roni de Abreu Dorneles de Santiago mas meus avós eram de Unistalda, sou Filho de Hildo Pereira Dornelles, neto de Alfredo Pereira DORNELES, bisneto de Galdino Pereira Dorneles e tataraneto de Joaquim Pereira DORNELES que veio de Taquari para Unistalda, por volta de 1800

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde ,sou uma Dorneles meu pai nasceu caçapa do Sul rs , Antônio Dorneles sempre quis saber mais sobre a família Dorneles ,hj estava pesquisando e vi que Dornelles,Ornelas, Dornelas ,Dornellas e Ornellas seriam todos de origem portuguesa, será que procede isso?

    ResponderExcluir